Prótese dentária: descubra qual é a melhor opção para você

A prótese dentária pode ser fixa ou móvel, dependendo do paciente

 

O que é

Prótese dentária é um dente artificial que é colocado no lugar de outro que foi perdido inteiramente ou parcialmente, com o objetivo de manter a função e saúde bucal.

Essa ciência de tirar um dente e colocar uma prótese no lugar já existia há muito tempo. Há relatos de que os fenícios já utilizavam essa técnica.

Depois de um tempo, esse procedimento foi aprimorado pelo pai da odontologia, Pierre Fauchard.

 

Prótese móvel

A prótese móvel é usada quando há a perda de um dente ou quando a prótese fixa não é indicada para o caso. Quando há perda de mais de um dente ou de todos, há a necessidade de usar uma dentadura.

Visitas ao dentista têm que ser recorrentes para que ele sempre faça uma avaliação da mesma, pois próteses têm data de validade. Além disso, sempre vá a odontologistas de confianças, porque uma prótese mal colocada pode comprometer sua boca e sua saúde.

 

Prótese fixa

Prótese fixa, também conhecida como coroa, tem a mesma função da prótese móvel. Ela é usada em casos de dentes que foram danificados ou perdidos por causa de cáries ou traumatismos. São fixas na boca e não podem ser removidas.

As coroas são feitas de porcelana e podem ser com ou sem metal. São ótimas para preencher os espaços entre os dentes. É o tipo de prótese que mais se assemelha a um dente natural.

 

Qual a prótese mais indicada

O tipo de prótese dependerá do paciente e da avaliação do profissional. A prótese fixa é mais prática e estética, porém, exige um cuidado maior, já a prótese móvel é mais indicada para pacientes que querem economizar.

Isso vai fechar em 0 segundos