As facetas laminadas são muito mais do que um tratamento estético, elas devolvem a autoestima para as pessoas
Por que colocar facetas?
As facetas laminadas de porcelana ou resina têm o objetivo de cobrir a parte da frente dos dentes. Elas corrigem quase todas as irregularidades, deixando o sorriso do paciente praticamente perfeito. Isso melhora muito a autoestima das pessoas, que podem voltar a sorrir sem nenhum tipo de vergonha ou obstáculo.
Elas são indicadas em casos de dentes afastados (diastema), lascados, tortos ou quebrados.
Alguns dias após o procedimento, o paciente pode apresentar um pouco de sensibilidade, mas é totalmente normal.
Qual é o procedimento?
O processo para a colocação das facetas é simples e só pode ser realizado no consultório. O dentista fará uma raspagem para remover cerca de um milímetro de esmalte de cada dente.
Ele precisará também da impressão do lado interno da boca do paciente para produzir o gesso que tomará a forma de faceta que, por suaves, será fixada na arcada dentária com um cimento especial.
Facetas ou lente
Facetas laminadas e lentes de contato são muito parecidas esteticamente, mas o jeito de colocá-las é diferente.
As facetas só podem ser colocadas depois de ser feito um pequeno desgaste nos dentes. Já, as lentes podem ser implantadas sem nenhum tipo de degradação da arcada dentária, mas por serem mais finas que as facetas, a probabilidade de rachar ou quebrar é maior.
Precauções
As facetas exigem os mesmos cuidados que temos com nossos dentes. A rotina precisa ser a mesma ou até mais cautelosa. O uso do fio dental é muito mais importante para evitar que qualquer resquício de alimento fique entre os dentes.
Evite alimentos muito duros e, principalmente, o mau hábito de roer as unhas, pois danificam o material.