Também conhecida como tratamento de canal, a endodontia é um processo realizado pelo dentista para “salvar o dente” a partir do tratamento da parte interna do mesmo. É indicado quando há uma cárie em processo avançado, exposição da polpa dentária ou inflamação.
O tratamento de canal é feito para preservar a saúde dos dentes e evitar a extração. São necessárias, geralmente, três visitas ao odontologista para fazer todo o procedimento de remoção da polpa que está comprometida.
Inovação na endodontia
Durante muito tempo, o tratamento de canal foi considerado um fantasma para os pacientes devido à dor causada. Porém, os tempos mudaram e a endodontia passou a ser um tratamento praticamente indolor, por causa da tecnologia, novas técnicas e inovação dos aparelhos que são utilizados no consultório.
Mitos e verdades sobre endodontia
Um mito que muitas pessoas acreditam é que precisa haver dor para a realização do tratamento de canal. A inflamação na polpa, normalmente, apresenta dor. Porém, há casos em que mesmo não havendo nenhum tipo de incômodo, é necessária a cirurgia.
Outro ponto erroneamente falado é que o tratamento de canal escurece os dentes. O que pode mudar a coloração é uma hemorragia interna, caso não seja contida. O sangue pode entrar nos canalículos dentários, mudando a cor para marrom ou roxo.
Uma verdade é que se o dente for mal tratado, ele pode causar problemas no futuro, fazendo com que o paciente tenha que passar por todo o procedimento novamente.
Por isso, sempre procure conhecer a clínica e o profissional antes de marcar suas consultas.
Além da Endodontia, confira outros tipos de tratamentos que temos disponíveis