Aparelho ortodôntico: melhorando seu sorriso

O aparelho ortodôntico se tornou sinônimo de beleza por ter variados tipos de cores

 

Origem

Não é de hoje que as pessoas querem ter um sorriso bonito e atraente. Pesquisadores ingleses encontraram tiras de metal presas nos dentes tortos de uma múmia localizada no Egito em 1881. Segundo estudos, ela tinha por volta de 3 mil anos.

Na Grécia Antiga, a ideia de ter a arcada dentária perfeita já ganhava forma. Hipócrates e Aristóteles já discutiam algumas formas de como corrigir as falhas nos dentes das pessoas.

Em 1728, a odontologia deu um grande passo. O dentista francês Pierre Fauchard criou um aparelho chamado “bandeau”, que era uma peça de metal com o formato de uma ferradura de cavalo, que ajudava a acomodar todos os dentes na boca.

Porém, em 1819, o fio metálico que é colocado entre a dentição foi criado por Gaston Delabarre. Ele deu uma grande ajuda para a invenção do aparelho dentário em 1950, que é a junção do fio, bandas e braquetes.

 

Aparelho fixo e estético

O aparelho ortodôntico fixo é o mais comum que existe no mundo, em que os dentes são puxados para o lugar correto, fazendo com que eles se movam gradualmente.

O aparelho estético tem a mesma função do fixo, mas ele tem materiais transparentes, deixando a boca mais bonita e agradável. Os braquetes são feitos de porcelana e não se desgastam com o tempo. É uma boa opção para quem se preocupa com a beleza do sorriso

 

Aparelho móvel

Muito indicado após a retirada do fixo, o aparelho móvel, serve para conter o possível desalinhamento dos dentes. É aconselhável, também, para crianças de até 12 anos e deve ser usado diariamente.

 

Cuidados gerais

Uma das principais restrições para o uso do aparelho é a alimentação. Alguns deles precisam ser evitados como, por exemplo, alimentos muito duros, pegajosos e com muito açúcar.

Outro fator de extrema importância é a higiene bucal, porque as peças acumulam resíduos de alimentos e bactérias. Por isso, a escovação tem que ser feita após cada refeição. Além disso, pode ser acrescentado bicarbonato de sódio na água ao bochechar para auxiliar na limpeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos